Um balanço divulgado na sexta-feira (20) pelo Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) aponta que 20 praias estão impróprias para banho neste fim de semana, no litoral da Bahia. Além de Salvador, praias da Baía de Todos-os-Santos e Costa do Cacau foram consideradas impróprias pelo órgão.
Segundo o Inema, a balneabilidade é considerada Imprópria quando a densidade de E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no mesmo local ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.
Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria Imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como: derramamento de óleo, extravasamento de esgoto, ocorrência de maré vermelha, floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica.
No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
O Inema recomenda aos usuários das praias que ao observarem presença de óleo evitem fazer a utilização das mesmas e não toquem, nem removam os resíduos encontrados.
Confira lista de praias impróprias
BAÍA DE TODOS-OS-SANTOS
- Madre de Deus (sob á ponte em Madre de Deus)
- Cabuçu (em frente as barracas)
- Conceição de Salinas (no meio da praia)
- Aratuba (Acesso pela Rua principal do povoado)
- Barra de Tairú (Em frente ao Bar e Restaurante Rio do Mar)
- Mar Grande (Em frente à Praça Principal, ao lado do Banco do Brasil)
- Itaparica (em frente ao Forte de São Lourenço)
- Gameleira (em frente a Cruz da Gameleira)