O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (23) em uma rede social que o governo federal enviou “todo o material” para testes de Covid-19 a estados e municípios e, portanto, eles devem explicar caso esses testes vençam antes de ser usados.
Bolsonaro fez a afirmação ao ser questionado por uma seguidora sobre notícias de que testes armazenados e sem uso estão próximos de perder a validade.
O caso foi revelado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. De acordo com a reportagem, 6,86 milhões de testes do tipo RT-PCR armazenados em São Paulo podem perder a validade até janeiro de 2021. O estoque, diz o jornal, é mantido pelo Ministério da Saúde, não por estados e municípios.
Em nota divulgada no domingo (22), o Ministério da Saúde confirmou a existência de testes com data de validade próxima, mas não informou a quantidade de kits e não confirmou o número divulgado pelo “Estado de S. Paulo” (leia mais abaixo).
Já o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) declarou que alertou o governo federal diversas vezes sobre a falta de materiais para processar as amostras do teste PCR.
“Todo o material foi enviado para estados e municípios. Se algum estado/munícipio não utilizou deve apresentar seus motivos”, afirmou Bolsonaro ao responder ao questionamento da seguidora.
Fonte G1/BR