Alvinegro confirma favoritismo e coroa temporada com tricampeonato
O Campeonato Brasileiro de 2024 é do Botafogo. Neste domingo (8), em um estádio Nilton Santos lotado, o Alvinegro derrotou o São Paulo por 2 a 1 e conquistou seu terceiro título nacional na história, o primeiro desde 1995. Savarino abriu o placar para o Botafogo no primeiro tempo e William empatou no segundo. Nos acréscimos do confronto o volante Gregore marcou o gol da vitória. O Glorioso – campeão da Libertadores da América pela primeira vez há oito dias – chegou aos 79 pontos, sua melhor campanha na história da competição na era dos pontos corridos. O Palmeiras (que perdeu para o Fluminense por 1 a 0 em casa) terminou com o vice-campeonato, com 73 pontos.
O título brasileiro do Botafogo, confirmado neste domingo com a vitória sobre o São Paulo, encerrou um jejum de 29 anos sem conquistas do Glorioso no Campeonato Brasileiro. No entanto, o tempo de espera não era o maior entre os clubes que já foram campeões pelo menos uma vez da Série A.
O clube de maior jejum de títulos é o Guarani, campeão brasileiro de 1978. Como foi rebaixado para a Série C na atual temporada, na melhor das hipóteses, o Bugre aumentará essa hiato para 48 anos, uma vez que só voltará a disputar uma Série A em 2027, no mínimo.
Dos times que seguem na elite nacional, o maior jejum é do Internacional, que completou nesta temporada 45 anos desde a sua terceira e última conquista, em 1979. Desde então, o Colorado bateu na trave seis vezes, terminando com o vice-campeonato em 1988, 2005, 2006, 2009, 2020 e 2022.
Fonte: Agência Brasil e GE