Embora o preservativo masculino seja o mais procurado, o modelo feminino também está disponível
Manter uma relação monogâmica – apenas entre duas pessoas – não é garantia de estar livre das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O uso de preservativos durante o ato sexual continua sendo a forma mais eficaz de prevenção, especialmente contra vírus como o HIV, que pode evoluir para AIDS caso não seja tratado.
Embora o preservativo masculino seja o mais procurado, o modelo feminino também está disponível de forma gratuita nos postos de saúde de Feira de Santana. Neste mês, a Prefeitura realiza a campanha Dezembro Vermelho, de mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs.
A enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de IST, Vanessa Sampaio, explica que a camisinha deve ser utilizada no momento preliminar e não apenas no final, perto da ejaculação.
“Para evitar infecções, o ideal é colocar a camisinha assim que a intimidade começar. Muitas pessoas têm medo de uma gravidez indesejada, mas acabam negligenciando os riscos das ISTs, que podem causar sérias complicações”, alertou.
A enfermeira também alerta que usar duas camisinhas ao mesmo tempo ou reaproveitar o preservativo são práticas incorretas e aumentam o risco de rompimento. Além disso, Vanessa reforça que os postos de saúde fornecem gratuitamente não só os preservativos, mas também lubrificantes.
“Basta ir até a recepção da unidade de saúde e solicitar”, explicou.
Fonte: Secom Feira de Santana