O combate ao assédio e importunação de mulheres durante o Carnaval de Salvador será alvo de uma campanha de conscientização a ser lançada pela Prefeitura neste domingo (3), às 18h, no Camarote Oficial montado na Passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande (Circuito Osmar). Promovida por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a iniciativa é intitulada “Respeite as meninas, minas, monas, moças, menines e o bloco todo” e terá distribuição de adesivos e ventarolas para os foliões.
O objetivo é promover a denúncia e combater o assédio, baseada na nova Lei de Importunação, que determina que qualquer ação de cunho sexual não consentida pode ser considerada crime, com pena de até cinco anos de prisão. “Essa é uma iniciativa que precisa ser propagada, para que mais mulheres compreendam o que é a importunação e passem a denunciar”, enfatiza a secretária Rogéria Santos.
Observatórios e atendimento – Foram, ainda, implantados pela Prefeitura observatórios para registrar e encaminhar casos de violência contra mulheres, com o intuito de reduzir ocorrências na festa. Coordenado pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur), em parceria com a SPMJ, os observatórios estão distribuídos pelos circuitos e funcionando das 13h a 0h. Caso o folião presencie algum tipo de violência contra mulheres, também pode fazer a denúncia por meio do WhatsApp do Observatório, no número (71) 98622-5494.
O Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce, localizado na Ribeira, também oferece assistência jurídica, psicológica e social para as vítimas que forem encaminhadas pelas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (DEAMs) durante os festejos. O funcionamento é 24 horas e o centro tem capacidade para abrigar até 29 cidadãs.
Fonte: Secom de Salvador