Devido a baixa procura, a campanha de vacinação contra paralisia infantil foi prorrogada até o dia 30 de setembro. Em Feira de Santana, apenas 6.334 crianças foram imunizadas, o que corresponde a 17% do público-alvo – a meta é 39 mil. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, alerta que a falta de casos confirmados para a doença traz comodidade aos pais e deixam de vacinar os filhos.
“Isso não significa que a paralisia infantil não pode voltar a acontecer. Há locais que já voltaram a registrar casos. Não podemos deixar que as crianças sofram por algo que tem prevenção. Pedimos aos pais ou responsáveis que levem os pequenos para receber a vacina”, enfatiza.
Para receber a dose, a criança deve estar acompanhada dos pais ou de um adulto responsável. É preciso apresentar o documentos de identidade e cartão SUS, além da caderneta de vacinação.
A vacina é aplicada em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira.
Nas USFs Campo Limpo I, V e VI, Liberdade I, II e III, Queimadinha I, II e III, Parque Ipê I, II e III, Videiras I, II e III e Rua Nova II, III e Barroquinha –vinculadas ao Programa Saúde na Hora – o funcionamento é ampliado das 8h às 21h.
Fonte Secom Feira de Santana