Os dois candidatos que disputam em segundo turno a Prefeitura de Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador, participaram, na noite desta sexta-feira (27), do debate promovido pela TV Subaé. Durante o programa, Colbert Martins (MDB) e Zé Neto (PT), falaram sobre temas livres e também fizeram questionamentos aos concorrentes com assuntos pré-determinados.
O debate, que teve a mediação do jornalista Ricardo Ishmael, da TV Bahia, foi dividido em três blocos e teve duração de uma hora e sete minutos. As regras do programa foram definidas com representantes dos partidos previamente.
O debate foi dividido em três blocos:
- Primeiro bloco: perguntas entre candidatos.
- Segundo bloco: perguntas pré-determinadas feitas pelos jornalistas da TV Subaé.
- Terceiro bloco: perguntas entre candidatos e considerações finais.
No primeiro e terceiro blocos, os candidatos fizeram perguntas entre si, com temas livres. Saneamento básico, qualidades das praças, soluções para os ambulantes do Centro e o BRT foram os assuntos que pautaram a primeira etapa da sabatina.
No bloco de temas pré-determinados, os candidatos falaram sobre melhoria do ensino fundamental, marcação de consultas e exames, transporte público e asfalto em ruas. No terceiro bloco, educação, emprego para jovens, políticas públicas na região metropolitana e planejamento para os distritos foram abordados.
No primeiro turno, o candidato a prefeito mais votado foi Zé Neto, que teve 119.862 votos (41,55%). O segundo mais votado foi Colbert Martins, que obteve 110.146 votos (38,18%). Eles tiveram outros cinco concorrentes: José de Arimateia (Republicanos), Professora Dayane Pimentel (PSL), Carlos Geilson (Podemos), Carlos Medeiros (Novo), Beto Tourinho (PSB), Marcela Prest (PSOL) e Orlando Andrade (PCO).
Considerações finais
O último bloco foi reservado para que cada um dos candidatos fizessem as considerações finais. Veja o que cada um disse:
Colbert Martins (MDB): “Eu quero agradecer a vocês amigos da TV Subaé, parabenizar por essa excelente organização, por esse momento, pelo debate. Agradecer a Denilza, Alexandre, Daniela, a minha família, agradecer a todos vocês, agradecer a cada um de vocês que nos acompanharam nessa luta, agradecer muito pelo esforço de cada um, mas antes de tudo isso agradecer a Deus. Agradecer a Deus porque nós estamos concluindo essa etapa importante, necessária para nossa terra, para a gente poder crescer e desenvolver melhor. Deus nos encaminha, Deus está me dando exatamente a linha que eu preciso para poder chegar à vitória, isso eu faço com absoluta certeza, absoluta tranquilidade. Eu queria dedicar essa campanha a meu pai, uma pessoa que me encaminhou a vida inteira, cujo os passos são os passos que eu sei seguir e eu quero ter a humildade de pedir a você o seu voto. Me dê essa oportunidade, eu só tive dois anos, eu preciso agora concluir esse trabalho que nós começamos. Dia 29 vote 15”.
Zé Neto (PT): “Eu quero agradecer a audiência de vocês, agradecer a minha família, que suportou essas fake news nos últimos dias e dizer que o amor vence o ódio. Como hoje, meu pai disse em um programa de televisão, meu pai, que me deixou com nove anos de idade e minha mãe que criou cinco filhos sozinha, e aos 40 anos eu perdoei meu pai. Hoje eu cuido dele, hoje ele fez uma coisa maravilhosa, ele disse: ‘Netinho, Neto, Zé Neto, o amor vai, o amor vai vencer o ódio e Feira vai para a mudança’. A mudança que Feira quer é essa, uma mudança que pode estabelecer outro vínculo, uma nova forma de ouvir, uma nova forma de se ver, uma forma mais moderna de se administrar. A mudança que será feita, que está chegando. Dia 29 vem com a gente, vote 13 para construir a mudança que Feira quer”.
Fonte G1/Bahia