A distribuição gratuita de preservativos segue disponível nas unidades de saúde vinculadas à Prefeitura de Feira.
A chegada do Carnaval acende o alerta para o risco de contaminação pelo vírus HIV que pode ser transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas. No intuito de garantir a segurança dos feirenses que vão curtir a festa, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a Profilaxia Pós- Exposição (PEP).
A PEP é uma medida de prevenção de urgência que deve ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV. Ela faz parte das estratégias de prevenção combinada que tem por objetivo aumentar as formas de intervenção a fim de atender as necessidades individuais de cada pessoa, bem como inserir o método preventivo no cotidiano de quem possui vida sexual ativa.
A coordenadora do Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS, Vanessa Sampaio, explica que o método não descarta o uso da camisinha e deve ser iniciado em até 72 horas após a relação sexual que provocou o risco.
“Essa forma de prevenção é disponibilizada para qualquer pessoa que foi exposta ao risco e não só para quem foi vítima de agressão sexual ou de acidente ocupacional. O método está disponível também para aqueles que tiveram uma relação consentida, mas na hora H esqueceram de usar a camisinha ou ela estourou e surgiu a preocupação”, salientou.
Na rede municipal, o serviço é ofertado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Queimadinha e Mangabeira com funcionamento 24h e no Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS que fica localizado na rua Professor Geminiano Costa, Centro, com funcionamento de segunda a sexta-feira.
Para quem ainda vai embarcar na folia, a distribuição gratuita de preservativos segue disponível nas unidades de saúde vinculadas à Prefeitura de Feira. Para receber a camisinha, basta a pessoa interessada solicitar na recepção. Em menos de trinta minutos também é possível realizar o teste rápido que permite o diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Fonte: Secom Feira de Santana