A semana cultural está intensa no Casarão Olhos D’Água, importante espaço de fomento à arte e à educação em Feira de Santana. A programação inclui a abertura de uma exposição que destaca a identidade dos prédios históricos da cidade e encontros da Academia Feirense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico.
Já nesta quarta-feira (19), o jovem Rafael Andrade, 11 anos, vai expor uma produção baseada em pesquisas sobre os monumentos da Princesa do Sertão. Estudante do ensino fundamental, Rafael lançou, em 2023, o livro “Viagem pelos Prédios Históricos de Feira de Santana com Rafael”. A exposição será aberta às 16h, oferecendo uma excelente oportunidade para visitação escolar no início do ano letivo.
Ainda na quarta, às 17h, o Casarão sediará a reunião da Academia Feirense de Letras, entidade da sociedade civil que busca congregar pessoas que se interessem pela cultura, escrita e educação, estimulando o desenvolvimento intelectual da comunidade feirense e proporcionando a expansão da cultura na sociedade.
Na quinta-feira (20), membros do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, realizarão, a partir das 14h30, a primeira reunião anual do grupo, dando início as atividades de 2025. O instituto promove reuniões mensais no Casarão, lança uma revista anualmente, promove palestras e realiza o tradicional desfile “Dois de julho”, no distrito de Maria Quitéria, em homenagem à heroína feirense.
A coordenadora do Casarão, Jucilene Lacerda, destaca que a programação promete fortalecer o cenário cultural da cidade, oferecendo ricas experiências para a comunidade e visitantes.
“Estamos sempre em busca de fortalecer ainda mais a cultura de nossa cidade, promovendo atividades variadas. A Academia de Letras retrata um pouco sobre essa conexão com Feira. O Instituto Histórico traz um pouco da história da nossa cidade, do nosso passado, onde estudantes também participam. O Casarão é porta de entrada para estudantes da universidade, que vem em busca de material para pesquisas. Então, temos um sentimento de pertencimento da cultura em que nós, feirenses, fazemos parte”, ressalta Jucilene.
O Casarão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Rua Dr. Araújo Pinho, 1331 – bairro Olhos D’água, Feira de Santana.
Fonte Secom/PMFS