O Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ) completou nesta quarta-feira, 25 de outubro, 13 anos de existência. Desde a sua fundação, em 2010, o órgão mantido pela Prefeitura de Feira de Santana atendeu 4.279 mulheres. Todas elas puderam encontrar apoio na rede de proteção à mulher.
O órgão atualmente é gerenciado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e tem como principal objetivo apoiar as mulheres vítimas de violência. Os serviços oferecidos incluem atendimento multiprofissional, orientação para registro de ocorrências, solicitações de medidas protetivas e encaminhamentos para cursos profissionalizantes.
A coordenadora do CRMQ, Ivone Nobre, destaca a importância do órgão para a vida de cada mulher atendida.
“Durante esses 13 anos de atuação, o Centro de Referência Maria Quitéria vem transformando vidas e ajudando mulheres em situação de violência a reescreverem novas histórias. Nosso equipamento possui uma escuta humanizada e qualificada, proporcionando a essas mulheres novas oportunidades e garantia de direitos”, observa.
Ainda segundo a coordenadora, muitas mulheres quando chegam até o local ainda não reconhecem que estão sofrendo algum tipo de violência e o papel da equipe é construir com ela esse entendimento e prosseguir para o próximo passo: fazer a denúncia.
“É de extrema importância o funcionamento de um equipamento voltado acolher e ouvir essas mulheres, que na maioria das vezes tem suas vozes silenciadas e não tem o apoio nem dos seus familiares”, enfatizou Ivone Nobre.
O CRMQ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – sem intervalo – na rua Barão do Rio Branco, 1723, Centro. Os atendimentos são por ordem de chegada ou encaminhamentos pela Secretaria da Mulher, delegacias, unidades hospitalares entre outros órgãos.
Fonte Secom Feira de Santana