A chegada do verão e das chuvas típicas desse período acendem o sinal de alerta para redobrar as medidas de combate à dengue. A estação mais quente do ano é considerada um dos momentos favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti causador das arboviroses – Dengue, Zika e Chikungunya.
Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Referência em Endemias, Síntia Sacramento, os moradores devem ficar atentos aos locais que podem favorecer o acúmulo de água nas residências.
“Após as chuvas, a orientação é verificar se na casa tem algum lugar ou vasilha que encheu de água. É importante que além de jogar fora essa água acumulada, esse local seja lavado com sabão, cloro e o lado áspero da bucha porque os ovos não são vistos a olho nu”, alertou.
A coordenadora ainda explica que a alta temperatura pode acelerar o desenvolvimento do Aedes Aegypti, uma vez que os ovos colocados há semanas ou meses podem eclodir e dar origem a milhares de novos mosquitos.
“Com uma quantidade maior de mosquitos, aumenta o risco de contaminação. A melhor forma de prevenir é eliminando a água parada. É mais que necessário verificar, por exemplo, os vasos de plantas e adicionar terra. Além disso, também devemos manter a higiene dos ambientes em dia. São medidas simples que fazem uma grande diferença”, orienta a coordenadora.
Fonte Secom Feira de Santana