O mês de outubro ganha tons de rosa e chama a atenção das mulheres para a importância de realizarem exames de rotina que podem detectar o câncer de mama, ainda em sua fase inicial. Na manhã desta segunda-feira, 4, a Prefeitura de Feira, através da Fundação Hospitalar, abriu a programação do mês de conscientização no combate à doença.
Homens e mulheres que aguardavam o atendimento no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) receberam orientações e foram motivados a não descuidar da saúde. O ato de abertura contou com a presença do prefeito Colbert Filho.
“Apesar de estarmos rodeados de mulheres, temos que alertar os homens que o câncer também atinge a mama masculina e o tratamento é o mesmo. Portanto, o mais importante é fazer a prevenção”, alertou Colbert Filho enfatizando que a administração municipal oferece, gratuitamente, os serviços especializados de saúde tanto no CMPC quanto no CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Eugênio Laurine.
“São 3.500 atendimentos realizados por mês e mais de 100 procedimentos diários oferecidos pela Prefeitura para que os feirenses tenham mais saúde”, disse o prefeito, médico por formação, chamando ainda a atenção para a importância de mulheres e homens se tocarem a fim de identificarem a presença de nódulos.
“O diagnóstico precoce permite a cura da doença. Mulheres acima de 40 anos [quem tem histórico familiar acima de 35 anos] devem realizar mamografia. Portanto, se cuidem”, pontuou Colbert.
PROGRAMAÇÃO
Até o dia 15, as mulheres vão participar de palestras, dinâmicas e oficinas sobre o autocuidado. Também poderão marcar exames, como o preventivo, ultrassom mamária, mamografia e ultrassom transvaginal, através do número (75) 3602- 7340 ou no email: [email protected].
Ações do “Outubro Rosa” também serão levadas para os distritos, contemplando os moradores da zona rural. A primeira localidade é Tiquaruçu, dia 16; Humildes, dia 23; Maria Quitéria, dia 30, e nos dias 6 e 27 de novembro nos distritos de Bonfim de Feira e Jaíba, respectivamente.
De acordo com a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, dentro da programação, o Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital Mulher, estará implantando o contraceptivo intrauterino – DIU – em pessoas pré-selecionadas pela Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da UEFS em parceria com a FHFS, nos dias 2 e 9. Serão 50 mulheres no total.
“Ainda vamos oferecer terapia para pacientes que foram submetidas à cirurgia. Os atendimentos para esse procedimento ocorrerá a partir do dia 15”, pontuou. O ato de abertura do Outubro Rosa também contou com a participação da secretária de Política para as Mulheres, Gerusa Sampaio.
Fonte: Secom Feira de Santana