O registro funciona como uma espécie de indicador com informações financeiras que possam ser acessadas pelo governo e por instituições financeiras.
A Neoenergia Coelba deu início à inserção dos nomes de 5,1 milhões de clientes no Cadastro Positivo. O registro funciona como uma espécie de indicador com informações financeiras que possam ser acessadas pelo governo e por instituições financeiras, dando uma nota ao consumidor, que pode ser pessoa física ou jurídica (empresa), formando o Score de Crédito.
Instituído pela Lei Nº 12.414/2011 e regulamentado por meio do Decreto 9.936/2019, o Cadastro Positivo tem uma série de benefícios. A partir da análise individual pelas instituições financeiras, os juros e prazos para empréstimos e financiamentos poderão variar de acordo com o histórico de pagamento de cada cliente, considerando o seu respectivo risco de crédito.
“O Cadastro Positivo é o inverso da histórica negativação de crédito, que é mais conhecida no Brasil. A inclusão da Neoenergia nesse banco de dados é importante, pois enriquece a base de consulta com nossos clientes nas instituições financeiras. Essa inserção é automática e prevista em lei. O cliente que não desejar integrar o Cadastro Positivo pode solicitar exclusão sem nenhum custo. Reforço a importância de o cliente manter seus pagamentos em dia, com objetivo de melhorar sua nota e, por consequência, obter melhores condições no mercado financeiro.”, declara Marcelo Arnaud, Superintendente de Gestão da Receita da Neoenergia.
As informações dos clientes listados no Cadastro Positivo são tratadas de maneira sigilosa. O vazamento delas pelas instituições bancárias pode configurar crime conforme a Lei Complementar Nº 105 (Lei do Sigilo Bancário). O Score de Crédito é formado por dados financeiros e de pagamentos relacionados às operações de crédito tais como empréstimos, financiamentos pessoais e crediários e contas como água, luz e telecomunicações.
Fonte: Assessoria de Comunicação