A coleta seletiva realizada pela Prefeitura de Feira de Santana ganhou o importante reforço de um caminhão baú. O veículo foi apresentado oficialmente aos feirenses na manhã desta sexta-feira, 6, pelo prefeito Colbert Martins Filho.
O veículo também será usado no projeto Bota-fora, que recolhe os materiais que não mais são usados nas casas – como móveis e utensílios – e são colocados em pontos previamente combinados com a Secretaria de Serviços Públicos.
Expansão da coleta seletiva
O serviço é feito, há vários meses, nos conjuntos Centenário, Milton Gomes e José Falcão da Silva, às terças-feiras e às quartas-feiras o recolhimento é feito em algumas secretarias municipais.
E o veículo, afirmou o prefeito, vai possibilitar a expansão da coleta seletiva para outros bairros. O recolhido é destinado à reciclagem.
Refugos domiciliares
“A reciclagem reduz a quantidade dos refugos domiciliares que são levados para o Aterro Sanitário, aumentando a vida útil destes espaços”, disse o prefeito. “E também gera ocupação e renda para muitas pessoas”.
Enfatizou que a seleção do lixo nas casas impede que materiais que levam séculos para ser degrado quando descartados aleatoriamente são reaproveitados e transformados em outros produtos. “Muito bom para o meio ambiente”, observa.
O resultado da coleta é destinado para duas cooperativas de badameiros localizadas no município: uma no Caseb e outra no Panorama. Contatos podem ser feitos pelos telefones 3602-8113 e 99833-2325.
Definir o início do serviço
O titular da SESP, Justiniano França, disse foram iniciadas conversas com moradores de outros bairros, sobre a possibilidade de expansão da coleta seletiva. “Estamos conversando para definir o início do serviço”, salienta.
Deverão ser incluídos os conjuntos residenciais ACM, localizado próximo ao Feira V, e o Wilson Falcão, na avenida Maria Quitéria.