Pela segunda vez em apenas três meses de temporada, o Bahia vive tempos de crise. O que parecia a retomada dos trilhos após quatro jogos de invencibilidade foi sufocada com eliminação precoce na Copa do Nordeste e chegou como uma tormenta no Fazendão, derrubando o técnico Enderson Moreira.
Sem o seu treinador, o tricolor não terá muito tempo para juntar os cacos, já que nesta terça-feira (2) o time entra em campo diante do CRB, às 19h15, no estádio Rei Pelé, em Maceió, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
Em momento de turbulência e precisando dar uma resposta ao torcedor, a principal novidade do Esquadrão no duelo contra os alagoanos estará à beira do campo. O auxiliar Cláudio Prates vai comandar a equipe de forma interina até que um novo treinador seja confirmado.
Ter Cláudio Prates como interino, inclusive, não é algo inédito no Bahia. No passado, ele assumiu o time principal entre a saída de Guto Ferreira e a chegada de Enderson Moreira. Comandou a equipe em quatro jogos entre o Brasileirão e a Copa do Nordeste, obtendo dois triunfos, um empate e uma derrota.
Este ano, Prates esteve sob o comando do time sub-23 que atuou em duas partidas do Campeonato Baiano. Ele empatou com o Atlético, em Alagoinhas, por 2×2, e venceu o Vitória da Conquista, no Lomanto Júnior, por 3×1.
Ontem, o elenco tricolor fez o único treino sob o comando do interino antes da partida. A expectativa é de que o time tenha mudanças para o duelo.
Cláudio Prates não deve mexer muito na estrutura que vinha sendo trabalhada por Enderson. Entre as mudanças está o retorno de Nino Paraíba na lateral direita. Ele está recuperado da dor na coxa e se juntou ao elenco.
“Já estou recuperado, espero fazer um grande jogo contra o CRB e levar um grande resultado para Salvador, que é o mais importante. Estou pronto, se o Cláudio optar por mim, eu estou pronto para ajudar o time”, garantiu o lateral do Esquadrão.
Já no meio-campo, Ramires deve ganhar o lugar de Shaylon, enquanto Flávio pode ocupar a vaga de Elton no setor de marcação. No ataque, Artur disputa posição com Élber.
Clima diferente
Se no Bahia as coisas não andam tão bem, no CRB o clima é bem diferente. Classificado na Copa do Nordeste e na final do estadual, o time alagoano agora ataca a Copa do Brasil de olho na próxima fase e na cota de R$ 1,45 milhão que a competição paga para quem avançar.
Mesmo vivendo dias melhores, o volante Ferrugem pede atenção para não ser surpreendido dentro de casa. “O elenco deles é fortíssimo, mas estamos preparados para essas duas decisões e motivados para passarmos de fase na Copa do Brasil novamente”, comentou o jogador.
Vale lembrar que na Copa do Brasil não existe mais a regra do gol qualificado. Em caso de empate na soma do placar dos dois jogos, o duelo será definido nos pênaltis. A volta está marcada para a próxima terça, também às 19h15, na Fonte Nova.