Presente nas discussões para alinhamento da retomada das atividades escolares presenciais na Bahia, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) promoverá, na próxima terça-feira (16), às 11h, uma audiência pública virtual. O diálogo terá como tema central o planejamento da retomada e os indicadores preponderantes para a efetivação da proposta.
Favorável ao retorno, a presidente do colegiado, deputada Fabíola Mansur (PSB), antecipou ao Bahia Notícias o desafio de atender o desejo de retorno aos indicadores sanitários, a fim de garantir segurança à toda a comunidade escolar. Conforme apurado pelo BN, o “quando” retornar tem sido o elemento preponderante nas discussões. A adoção de um retorno conformado inicialmente por um modelo híbrido já é consenso.
“Tenho participado ativamente das discussões entre governo estadual e municipal, visando consensuar os protocolos, indicadores e rotinas já existentes para uma volta presencial às aulas, o mais breve possível. A pandemia nos trouxe impactos devastadores à vida, à saúde, à educação e aos empregos. E para garantir o retorno seguro precisamos de um debate entre as instituições e a sociedade civil, claro e democrático. O papel da Comissão de Educação é exatamente esse: articular o encontro, promover consensos e garantir o direito à educação de qualidade. Só assim vamos reduzir as desigualdades históricas do nosso país!”, destaca Fabíola.
Participam da audiência Jerônimo Rodrigues, Secretário estadual de Educação; Fábio Vilas-Boas, Secretário estadual de Saúde; Eures Ribeiro, UPB; Marcelo Oliveira, SMED; Cíntia Guanaes, MP-BA, Rafson Ximenes, Defensoria Pública; Paulo Gabriel, CEEBA, Rui Oliveira, APLB Sindicato; Alessandra Assis, FEEBA; Allyson Mustafá, Sinpro; Williams Panfile, UNDIME; Jorge Tadeu, Sinep.
Fonte Bahia Notícias