O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), marcou 15 pontos em setembro.
Numa escala de -1.000 a 1.000 pontos, o resultado representou uma baixa de 63 pontos quanto ao averiguado em agosto (78 pontos) – interrompendo a trajetória com três altas mensais consecutivas. Apesar desse recuo, ainda se trata do segundo maior patamar do ano e do segundo registro positivo em sequência. Em relação ao registrado um ano antes (-68 pontos), a pontuação atual indicou um aumento de 83 pontos.
O indicador acima de zero revelado no mês, assim, evidenciou o otimismo no meio empresarial baiano pela segunda vez seguida. Dessa forma, a confiança do empresariado local continuou na zona de Otimismo Moderado pela segunda vez em sequência.
A contração do nível de confiança de agosto a setembro não aconteceu de forma generalizada, visto que não foi realidade para duas das quatro atividades: a Indústria e o Comércio. No comparativo com o mesmo mês do ano antecedente, o aumento da confiança foi visto em todos os setores.
Do conjunto avaliado, os itens PIB nacional, capacidade produtiva e inflação apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação no mês. Em contrapartida, as variáveis crédito, câmbio e juros foram aquelas com as piores expectativas do empresariado baiano.
O boletim completo com as análises referentes ao mês de setembro pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.
Assessoria de Comunicação