Iniciativa da Empresa São João e Semob visa esclarecer dúvidas no manuseio do equipamento
Pessoas com deficiência e mobilidade reduzida estiveram na tarde desta quarta-feira (17), na Empresa São João, para conhecer como funciona as plataformas elevatórias de acessibilidade, bem como as revisões periódicas do equipamento. O workshop realizado, a convite da concessionária, foi acompanhado por fiscais da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
Segundo a presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Rosilene Oliveira Costa, a inciativa proporcionou a cadeirantes e deficientes visuais conhecerem de perto a qualidade do serviço ofertado e sua importância social na mobilidade urbana.
“Este momento serviu para esclarecer dúvidas sobre o manuseio pelos operadores das rampas de acessibilidade”, explica a presidente.
Durante a visita, a equipe técnica da Empresa São João apresentou itens mecânicos e eletrônicos dos elevadores, bem como o processo de manutenção preventiva do equipamento e treinamento dos motoristas para auxiliar o PcD no embarque e desembarque nos ônibus.
“Toda a nossa frota é 100% acessível e visa atender com o máximo de qualidade, segurança e conforto o passageiro”, explica Abel Soares, gerente da concessionária São João.
Antes de entrar em operação diariamente, os ônibus são inspecionados por fiscais da Semob nas garagens e no checklist verificados componentes mecânicos e elétricos da frota, funcionamento de faróis e lanternas, elevadores, limpeza e higienização, entre outros.
O wokshop também contou com a participação de professores e instrutores do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) que apresentaram o trabalho de formação e especialização de trabalhadores do transporte público urbano voltado para o atendimento ao cliente, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, bem como atendimento humanizado à pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Fonte: Secom Feira de Santana