O Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES) recomenda que estabelecimentos públicos e privados instalem pontos de hidratação gratuitos. Com o calor intenso que atinge a Bahia e outros estados do Brasil, a recomendação se aplica especialmente em áreas de grande fluxo de pessoas, como estações de metrô e rodoviárias.
De acordo com o CES, locais como “estação de metrô, rodoviária, estações de ônibus e outros pontos com grande circulação de público” devem ser priorizados, considerando a proximidade do carnaval e outras festas populares, que atraem turistas e aumentam o movimento nas cidades.
O Ministério da Saúde alerta para os riscos à saúde causados pela exposição prolongada ao calor extremo, como desidratação, insolação, golpe de calor, complicações em doenças crônicas e até problemas de saúde mental.
“Os Pontos de Hidratação são áreas estratégicas que fornecem água potável gratuitamente para a população, sendo essenciais para garantir a saúde pública em períodos de forte exposição ao sol. O CES-BA reforça que a implementação desses pontos é uma ação crucial para preservar a saúde e o bem-estar da população”, conclui o Conselho.
Fonte Metro1