Os preços das passagens do transporte urbano e para os distritos de Feira de Santana foram reajustados em 5,156%, fechando a tarifa real em R$ 3,78 no cartão Via Feira. Os novos valores, sugeridos pelo Conselho Municipal de Transporte, deverão ser analisados pelo prefeito Colbert Filho nos próximos dias – que poderá acatar ou não a decisão.
O titular da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo, disse que para se chegar aos novos valores foram analisadas, conforme edital, as variações dos preços dos combustíveis no município, os salários dos funcionários das duas permissionárias e o INPC do período.
“Chega-se ao índice de reajuste com a aplicação direta da fórmula paramétrica, prevista no contrato. Ele disse acreditar que o valor, para pagamento em dinheiro, vai cair para R$ 4,15, como medida para facilitar o troco”, afirma o secretário.
O valor do pagamento no cartão é 10% menor do que o realizado em espécie e o usuário ainda tem vantagens, como integração temporal e física pagando apenas uma passagem e meia passagem aos domingos e feriados. Segundo a SMTT, 85% dos passageiros optam pelo cartão e 15% usam cédulas e moedas para remunerar as empresas.
A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira, 3, na SMTT. O Conselho Municipal de Transportes tem 14 membros – incluindo Saulo Figueiredo.
Secom/Feira