Apesar da alta, agência reguladora estima que reajuste fique abaixo da inflação projetada
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou uma projeção que pode impactar o seu orçamento: a conta de luz deve ficar, em média, 3,5% mais cara em 2025. A previsão consta no boletim trimestral InfoTarifa, divulgado nesta segunda-feira (7).
Apesar da estimativa de aumento, a agência reguladora ressalta que o efeito médio projetado está abaixo da inflação esperada para o período, estimada em 5,1% pelo Índice Geral de Preços — Mercado (IGP-M). Entre os fatores que explicam a alta na tarifa de energia elétrica está a previsão de um orçamento de R$ 41 bilhões para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) em 2025, representando um aumento de 9,2% em relação a 2024. A Aneel também apontou a influência dos índices inflacionários nos custos de distribuição como um dos contribuintes para a projeção de aumento.
Uma notícia positiva para os consumidores é que, entre janeiro e abril deste ano, a Aneel manteve a bandeira tarifária da conta de luz na cor verde, o que significa que não houve custo adicional nas contas de energia elétrica nesse período.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações da Agência Brasil