Consumidores residenciais terão aumento de 1,88% nas tarifas; indústrias e grandes comércios pagarão 2,53% a mais
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste médio de 2,05% nas tarifas de energia elétrica cobradas pela Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia). As novas tarifas entram em vigor no próximo dia 22 de abril e vão impactar diretamente as 6,7 milhões de unidades consumidoras atendidas pela concessionária em todo o estado.
Para os consumidores residenciais e demais clientes de baixa tensão, o aumento será de 1,88%. Já os consumidores de alta tensão, como grandes comércios e indústrias, terão um reajuste maior: 2,53%.
De acordo com a Coelba, os encargos setoriais foram responsáveis por 1,86% do índice de aumento, enquanto os custos com geração e transmissão de energia acrescentaram 0,03%. Por outro lado, os componentes financeiros tiveram impacto negativo de -3,12%, ajudando a conter um aumento maior.
A empresa também detalhou a composição da tarifa. Do valor total da conta de luz, 34,47% são destinados à compra e transmissão de energia. Outros 33,30% referem-se a tributos e encargos setoriais. Já a própria Coelba fica com 32,22%, valor utilizado para cobrir despesas operacionais, manutenção, administração do serviço e realização de investimentos.
Com o reajuste, a Aneel reforça a importância da revisão periódica das tarifas para garantir o equilíbrio econômico-financeiro das concessionárias e a continuidade dos serviços de energia elétrica.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações G1