O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) anunciou o envio de 22 bombeiros militares para o Rio Grande Sul. Os profissionais saíram de Salvador nesta quinta-feira (2), para dar apoio às ações que têm o objetivo de minimizar os estragos relacionados às chuvas.
O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 desalojadas, em 235 municípios atingidos.
A Polícia Rodoviária Federal também informou que até o momento, há 53 trechos de rodovias federais no estado com bloqueios, sendo 39 totais e 14 parciais. Alguns foram interditados por quedas de barreiras, desmoronamentos, erosão e acúmulo de água e outros foram realizados de forma preventiva por apresentarem rachadura na pista ou ponte coberta pelas águas dos rios.
A princípio, os baianos serão designados para a cidade de Caxias do Sul, onde já houve desabamentos e soterramentos.
Os bombeiros baianos convocados para a viagem têm experiência em situações de emergências decorrentes de desastres naturais. Além deles, também embarcaram quatro médicos e um enfermeiro da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
Fonte g1/Bahia