A logística de uma das maiores seleções universitárias do mundo é realizada pela estatal
Os Correios concluíram com sucesso a entrega das provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim como no domingo passado, a megaoperação logística da estatal obteve 100% de eficiência. Ao total, nos dois dias de aplicação foram entregues 8,7 milhões de provas, simultaneamente, em mais de 11 mil coordenações de locais de prova em todo o País.
Neste domingo (10), o último malote com provas foi entregue na cidade de Cascavel, no Ceará, às 11h45.
Esse resultado reflete a infraestrutura disponibilizada pelos Correios. São 12 mil empregadas e empregados, 2,5 mil veículos e 25 aviões utilizados em cada um dos dias de prova, além de 124 carretas e 35 embarcações que tornam possível alcançar municípios do interior do Amazonas e do Pará. Para entregar as provas nos dois dias, os Correios percorreram 300 mil quilômetros, o que equivale a 7,5 voltas ao redor da terra.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, acompanhou a operação desde as primeiras horas do dia. “Neste segundo dia de provas, cumprimos com sucesso nosso compromisso de garantir a entrega do Enem em todo o Brasil. As megaoperações logísticas realizadas pelos Correios reafirmam o papel fundamental que a empresa tem para o Brasil, e que só possível graças à valorização promovida pelo Presidente Lula, que tirou a estatal da lista de privatizações e está nos dando elementos como leis e decretos para que consigamos prestar serviços com qualidade para toda a população”, disse o presidente da estatal.
Para o presidente do Inep, Manuel Palacios, os Correios realizam um papel fundamental na distribuição das provas e dos materiais administrativos do Enem e certamente colaboram de forma decisiva para uma aplicação do exame muito bem-sucedida. “No segundo dia de provas, 10 de novembro, assim como em 3 de novembro, todas as entregas nas mais de 11.600 coordenações de local de aplicação foram feitas no prazo pelos agentes dos Correios, sempre acompanhados da escolta policial”, lembrou.
O Enem é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação do Brasil (MEC).
Além de entregas das provas, os Correios realizam a coleta de todos os malotes com os cartões-resposta dos dois dias do exame e a logística reversa de todo o material até as centrais de correção. Para garantir a segurança do processo, todas as etapas são monitoradas por escolta policial.
Eficiência logística – Como maior empresa de logística da América Latina, os Correios são responsáveis por operações relevantes como a entrega de urnas eletrônicas, medicamentos, fraldas, leite em pó e provas de concursos públicos, em diversas regiões do Brasil.
A capacidade da estatal foi reconhecida por meio de um decreto, assinado pelo Presidente da República em julho, estabelecendo que os órgãos do governo federal devem preferencialmente contratar os Correios para a prestação de serviços concorrenciais, como por exemplo a entrega de encomendas e a logística completa de suprimentos.
Fonte: Assessoria de Imprensa