A cruz utilizada na primeira missa celebrada no Brasil, em 1500, desembarca em Salvador nesta sexta-feira (25) e será levada ao Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma. A programação começa ao meio-dia com uma missa presidida por Dom Marco Eugênio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador.
A relíquia de ferro veio de Portugal como parte das comemorações pelos 525 anos da missa celebrada em Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento. Antes de chegar à Bahia, a cruz passou por cidades portuguesas como Braga e Lisboa, além de já ter percorrido estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Pará.
A celebração faz parte do evento “Brasil com Fé – Celebrando os 525 Anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”, organizado pelo Movimento Brasil com Fé, Instituto Redemptor e Santuário Cristo Redentor.
Em Salvador, a programação segue com o “Terço no Caminho da Fé” às 13h, em direção à Igreja do Bonfim, e uma visita à Igreja de São Francisco, às 18h.
Na Costa do Descobrimento, as homenagens continuam até sábado (26), com missas, procissões e uma celebração solene em Coroa Vermelha. O ponto alto será a “Missa Pontifical dos 525 anos da Primeira Missa no Brasil”, marcada para as 16h na Praça do Cruzeiro, com apresentações culturais e religiosas.
Redação