Os cuidados com a higiene bucal das crianças devem começar antes do aparecimento do primeiro dentinho. É preciso estimular a gengiva dos pequenos, seja com dedeiras ou gazes umedecidas com água filtrada ao menos uma vez ao dia. A orientação é da coordenadora da Divisão Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Rosa.
A especialista em saúde bucal recomenda que o momento indicado para uma criança fazer a avaliação odontológica é antes do surgimento do primeiro dente ou entre seis e sete meses de idade.
Em Feira de Santana, o atendimento é ofertado nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) Célia Pamponet localizado no bairro George Américo e no Maria de Lourdes Suzarte, situado na Praça Tiradentes, mais conhecida como Praça do Gastão.
Para ser atendida, a crianças deve passar por consulta odontológica em uma das Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas, para avaliação da necessidade de atendimento especializado. Os encaminhamentos são feitos através da ficha de referenciamento.
A coordenadora explica que durante a fase do aleitamento é necessário retirar as sobras de leite no canto da boca e sobre a língua, mas não há a necessidade e realizar a limpeza após toda amamentação.
“Apesar das bactérias que provocam cáries e doenças no interior da boca só entrarem em ação com o surgimento dos dentes, é preciso estar atento à higiene bucal infantil porque a saúde dos permanentes depende dos cuidados que temos com os dentes de leite. O tecido deve ser passado em forma de estimulação suave pelo céu da boca, acima ou abaixo da língua”, orienta Cristina Rosa.
Fonte: Secom Feira de Santana