Feira de Santana sediará o 1° Curso de Língua Yorubá. A abertura vai acontecer no Mercado de Arte Popular (MAP), na próxima quarta-feira, 3, das 17h30 às 18h10. A iniciativa do curso é resultado de parceria entre a Associação Ginga Menino, o Ylé Asé Opasoró Fadaká e a Unilab (Universidade de Integração Internacional Lusofonia Afro Brasileira), e tem o apoio da Prefeitura através do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
A diretora do Departamento de Turismo, Graça Cordeiro, observa a importância desse curso ao considerar “a preservação dos valores da cultura de matriz africana”. “O Brasil recebeu o povo africano e, mesmo depois de muitos anos, não conhecemos quase nada do universo da cultura de seus ancestrais. Eles absorveram e falam a nossa língua, e nós pouco ou nada conhecemos desse povo que se fundiu ao nosso povo de origem, o indígena”.
O curso de Língua Yorubá será realizado no período de 3 de julho a 9 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA). O iorubá é um idioma da família linguística nígero-congolesa. Possui mais de quatro mil anos e foi decodificado pela primeira vez em 1850. No Brasil essa língua se mantém de forma expressiva por meio dos rituais do candomblé.
Fonte: Secom Feira de Santana