Iniciativa convoca baianos e turistas para curtirem as festas em clima de tranquilidade.
O primeiro semestre do ano na Bahia é palco de um extenso calendário de celebrações, a exemplo do Carnaval e da Micareta de Feira, que acontece entre os dias 1º e 4 de maio. Diante da grande movimentação esperada para o período, as forças de segurança da Bahia lançaram, na terça-feira (21), a 2ª edição do projeto ‘Prevenir é Agir: Venha na Paz 2025’, iniciativa que capacita profissionais para atuarem nos festejos populares e convoca baianos e turistas para curtirem as festas em clima de tranquilidade.
O trabalho, coordenado pela Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev), foi apresentado durante evento realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, que contou com a presença do secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo.
Na oportunidade, o secretário foi um dos homenageados como Guardião da Paz e destacou a importância da ação, reiterando que o projeto será muito bem-vindo, mais uma vez, a Feira de Santana.
“No ano passado, na primeira edição deste projeto, estivemos juntos com as Forças de Segurança Pública através da Unex, e agora consolidamos essa parceria por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Feira. Trata-se de um projeto que visa promover ações de prevenção que muito contribuem para a tranquilidade dos foliões, além de cuidar dos profissionais da segurança pública”, pontua Cristiano Lôbo.
O evento contou também com a presença do secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, da Superintendente da SPREV-BA, tenente-coronel Denise Santiago, e de empresários e artistas baianos, como Sarajane, Tonho Matéria e Márcia Freire.
Durante a apresentação, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, ressaltou a importância da integração entre as forças de segurança e os segmentos diretamente envolvidos com as festas populares.
“Precisamos trabalhar na conscientização de que todos venham curtir com aquele propósito de entretenimento, de paz, sem violência, e lógico que a gente conta com a integração, o apoio da associação de blocos, dos artistas principais, que são que fazem a festa, que estão ali nos palcos, nos trios elétricos. Então, a gente destaca a importância de todo o contexto e todas as associações que fazem as festas acontecerem com mais segurança e cuidando dos nossos policiais, que são os primeiros a chegar e têm ao seu dispor um serviço de saúde”, afirma.
Fonte: Secom Feira de Santana