Agentes da Defesa Civil que irão trabalhar na Micareta de Feira de Santana, que será realizada entre os dias 25 e 28 de abril, foram treinados para agirem corretamente em situações de prevenção e resposta em grandes eventos. A capacitação foi promovida pela Prefeitura, através Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos na quarta-feira, 3, no auditório da CDL.
O treinamento foi realizado durante todo o dia e contou com a presença dos palestrantes: Capitão Moreira (Bombeiro Militar), Pedro Américo (coordenador da Defesa Civil de Feira de Santana), Robson Batista (SAMU) e o Engenheiro Luiz Paulilo da (SEDUR). A preparação de profissionais para atuar na maior festividade do interior da Bahia é uma determinação do prefeito Colbert Martins Filho.
Pela manhã foram abordadas as formas de prevenção e a importância do trabalho em equipe, além de uma análise prévia com sugestões de melhorias para as ações na Micareta 2019. Na tarde foram iniciadas as palestras sobre Plano de Contingência, a importância da análise dos fatores de riscos, antes e durante e após o evento, além das rotas de fuga para situações emergenciais, fiscalização e sinalização das estruturas do evento e redondezas.
O palestrante Robson Batista passou orientações de primeiros socorros e como agir em situações de emergência, alertando principalmente sobre os cuidados com os pacientes poli traumáticos.
Para finalizar, o engenheiro da Secretária de Desenvolvimento Urbano, Luiz Paulilo, abordou sobre a fiscalização e como funciona o plano de liberação de construções temporárias para os eventos (camarotes, palcos, barracas) enfatizando os camarotes da Micareta de Feira de Santana.
Para o coordenador da Defesa Civil, Pedro Américo, esse treinamento melhora a atuação dos profissionais em grandes eventos, contribuindo com a segurança global da população tanto na prevenção como na resposta. Ressaltou também a importância do trabalho conjunto e dialogado para que a população seja atendida com rapidez e minimizando os problemas que podem ocorrer em situações de desastres.