O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) comunicou ontem que o anúncio sobre a união das oposições na disputa pelo governo do estado deve ocorrer na próxima sexta-feira. O evento acontecerá às 9h30, no Hotel Fiesta, em Salvador. “Estamos na fase final de conversas. O nosso candidato, José Ronaldo, deve ter ao longo desta semana novas rodadas de conversas com o PSDB”, disse o gestor soteropolitano durante assinatura de acordo de cooperação com a Coelba para levar energia solar à comunidade Guerreira Zeferina. Na ocasião, serão anunciados pelo menos dois nomes para compor a majoritária. É provável que um desses seja para a vice e outro para o Senado (que já está praticamente definido como sendo o também tucano Jutahy Magalhães Jr). “Eu já tive algumas, e a nossa expectativa é que até sexta-feira possamos de fato anunciar a união e pelo menos dois nomes dos quatro que terão que ser definidos. Não creio que vamos fechar toda a chapa majoritária até sexta, mas dois nomes serão confirmados até sexta-feira”, afirmou.
Zé Ronaldo também disse ontem que a definição será comunicada no final desta semana e que tem trabalhado para ter um vice de Salvador – uma vez que ele próprio é um nome pouco conhecido na capital baiana. Em entrevistas anteriores, ele já havia declarado que está trabalhando para conseguir um nome de peso para compor a chapa. Especula-se nos bastidores que o escolhido será uma indicação do prefeito ACM Neto. Poucos acreditam que o pré-candidato do PSDB, João Gualberto, aceitará a tarefa.
Na semana passada, à Tribuna, o tucano admitiu pela primeira vez que poderia não ser cabeça de chapa pelo PSDB. “Eleição garantida a gente não tem, não. Nem eu e nem ninguém”, declarou. Ele também não descartou a possibilidade de desistir da chapa majoritária. “Não diria que não é irreversível. É o que eu quero, é o que eu desejo. Vamos conversar com o partido e ver o que vai acontecer nos próximos dias”, declarou. Uma pesquisa interna encomendada pelo partido informa que o deputado federal teria a reeleição praticamente garantida caso fosse candidato mais uma vez à Câmara Federal.
PSDB evita falar de aliança com MDB
O deputado federal Jutahy Júnior (PSDB) passou a evitar falar sobre uma possível aliança com o MDB, mesmo sendo um dos maiores entusiastas da união. Gualberto e Neto demonstraram até então total desinteresse em fechar uma aliança com o grupo dos irmãos Vieira Lima. Zé Ronaldo, no entanto, já disse que ainda aguarda o apoio da legenda.
“Eu acho que falar de coligação com MDB, antes de ter uma unidade PSDB e DEM, é extemporâneo. Eu não tenho como tratar desse assunto ante uma realidade que é o fato de o MDB ter candidatura [o ex-ministro João Santana]. A aliança do PSDB e DEM agrega tanto no aspecto político quanto no aspecto eleitoral. Outras alianças precisam também agregar nestes aspectos”, frisou Jutahy em entrevista para a Rádio Metrópole.
E, ao que parece, do outro lado também não há interesse na consagração dessa aliança. O deputado Lúcio Vieira Lima já havia sido taxativo ao ser indagado pela Tribuna se os emedebistas irão manter a pré-candidatura independente de João Santana: “Veja bem, não é questão do MDB continuar bancando. João Santana é o presidente do partido. A chance de 0 a 10, é 9, porque em política não pode dizer 10”.
Fonte: Henrique Brinco e Guilherme Reis Tribuna da Bahia