A Fundação Hospitalar de Feira de Santana promoverá nesta terça-feira, 4 de fevereiro, um dia de sensibilização no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo conscientizar a população global sobre a importância da prevenção, controle e diagnóstico precoce da doença.
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, reforçou o papel do dia 4 de fevereiro como uma oportunidade para unir profissionais de saúde e a comunidade em torno da disseminação de informações essenciais sobre o câncer. Segundo ela, a data serve para incentivar a adoção de um estilo de vida saudável, além de enfatizar a importância da detecção precoce, que pode aumentar significativamente as chances de cura.
“Esse dia é uma oportunidade para apoiar e inspirar as famílias e cuidadores, por meio de campanhas de conscientização que promovemos aqui e em outras unidades de saúde do município”, destacou Gilberte Lucas.
A presidente também ressaltou que as ações realizadas no CMPC durante todo o ano visam esclarecer e desmistificar o estigma que ainda envolve o diagnóstico do câncer. “Nosso objetivo é possibilitar uma reflexão sobre os cuidados necessários e informar sobre as formas de evitar o desenvolvimento da doença. Além disso, a Fundação Hospitalar oferece 30 serviços gratuitos, entre consultas e exames no CMPC, de segunda a sexta-feira”, afirmou. Em 2024, foram realizados mais de 62 mil procedimentos de janeiro a dezembro, o que reflete a crescente busca por diagnóstico e tratamento.
Gilberte também pontuou que, durante as palestras no CMPC, não se aborda apenas o diagnóstico, mas também o direito ao tratamento. “O câncer tem chances de cura, e é isso que buscamos reforçar neste dia. Muitas pessoas ainda têm dúvidas, como, por exemplo, se o câncer pode ser transmitido pelo contato, e sabemos que o abraço, o afeto, fazem parte do tratamento”, disse.
Crescimento de casos diagnosticados
Em 2023, o CMPC registrou 262 casos positivos de câncer, sendo 68 de câncer de mama, 142 de câncer de próstata, 42 de câncer de útero e 10 casos de câncer de tireoide. No entanto, em 2024, houve um aumento de 28% nos casos positivos diagnosticados, totalizando 335 casos, com 91 diagnósticos de câncer de mama, 178 de câncer de próstata, 61 de câncer de útero, 4 de câncer de tireoide e 1 de câncer de pele.
Programação do evento
As atividades do dia de sensibilização terão início às 8h, com uma palestra da diretora-presidente da FHFS, Gilberte Lucas; da diretora do CMPC, Kênia Lasse; e da coordenadora de Enfermagem, Tamara Borges. Às 8h30, o médico oncologista Dr. Gustavo Cerqueira Mota realizará uma palestra sobre o câncer. Após as palestras, haverá um momento lúdico com distribuição de laços e lanches para os pacientes e acompanhantes presentes no CMPC, que está localizado na Rua Barão do Rio Branco, 621, no centro de Feira de Santana.
Para mais informações ou contato, o telefone do CMPC é (75) 3602-7340 / 3602-7339.
Fonte Secom/PMFS