Neste domingo, 22, quando é comemorado o Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) chama a atenção para três problemas globais que tem afetado esse importante recurso hídrico: escassez, contaminação e poluição.
O chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, destaca que são fatores relacionados com a ação humana – a exemplo da degradação ambiental e ocupações irregulares – e às mudanças climáticas. Afirma que o papel de todos é “imprescindível na preservação da água”.
“É importante que, neste dia, a sociedade reflita o quanto a água é fundamental. Diante da atual pandemia, caso não tivéssemos água correríamos um risco ainda maior para contrair o vírus, porque não seria possível higienizar as nossas mãos e todo o corpo. Portanto, precisamos que cada um faça a sua parte na preservação dos nossos mananciais”.
Em virtude das medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus (COVID – 19), algumas atividades em comemoração ao Dia da Água, que estavam previstas para ocorrer entre a última terça-feira, 17, e este sábado, 21, foram suspensas.
Contudo, João Dias afirma que o trabalho de educação ambiental é realizado durante todo o ano, com palestras, rodas de conversas, seminários e distribuição de publicações educativas voltadas para estudantes e a comunidade em geral.
O chefe do Departamento de Educação Ambiental acrescenta, ainda, que entre as atividades desenvolvidas consta também a produção do vídeo documentário sobre o Rio Jacuípe. O lançamento deverá ocorrer quando a situação epidemiológica estiver normalizada.
Fonte Secom Feira de Santana