O encontro está acontecendo no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva
Diretores e coordenadores pedagógicos de 101 escolas municipais estão participando nesta quinta (6) e sexta-feira (7) da formação para implementação do programa Caminhos da Educação – 2ª etapa. O encontro está acontecendo no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva.
A iniciativa visa garantir uma política pública educacional que assegure a alfabetização das crianças na idade certa e a aprendizagem adequada dos conteúdos nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), através de três eixos: avaliação, formação e acompanhamento das unidades escolares e estudantes.
Nesta primeira etapa de avaliação, será possível diagnosticar como está o letramento e desempenho dos estudantes dos anos iniciais após a retomada pedagógica (2021)/pandemia.
“Com esse diagnóstico poderemos identificar os indicadores do real desempenho dos estudantes e a partir dessa informação planejar as interferências mais adequadas para alcançar nosso principal objetivo: preparar o estudante da melhor maneira para sua progressão escolar. Todo processo será realizado em pleno exercício das atividades de ensino e de forma continua”, pontuou a secretária de Educação, Anaci Paim.
A participação ativa dos diretores e coordenadores neste primeiro momento é essencial para que todo o processo seja facilitado e desenvolvido de acordo com o planejamento, inclusive para a implementação do projeto nas unidades de forma integrada com a comunidade escolar.
Durante a formação, os gestores estão trabalhando os três eixos que norteiam o programa, documentos de referência do Ministério da Educação sobre o papel da gestão escolar, especificidades do teste de influência leitora para o diagnóstico de desempenho e sendo preparados para que possam liderar esse processo dentro da escola
“Esperamos contribuir para que os gestores estejam prontos para a aplicação da avaliação e que ao final desse processo possamos escolher melhores as estratégias e metas para garantir a melhoria da aprendizagem das crianças com foco na alfabetização”, afirmou a formadora Sílvia Monteiro.
Para Vanuza Araújo de Lima, diretora da Escola Municipal Acioly Silva Araújo, a iniciativa é muito importante, principalmente neste período pós-pandemia. “É imprescindível o planejamento e saber como fazê-lo na alfabetização. Muitos alunos estão chegando com inúmeras deficiências de aprendizagem e para lidar com este desafio precisamos entender o que está acontecendo e como agir para colher os resultados”.
As formações vão continuar acontecendo pelos próximos quatro meses. Além dos diretores e coordenadores, os professores também participarão dos encontros.
Fonte: Secom Feira de Santana