Nesta sexta-feira, 29, os feirenses podem contribuir com a preservação do meio ambiente e ainda, conquistar um desconto na conta de luz. Para isso, é preciso participar da ação do programa Vale Luz, da Coelba, que acontece no estacionamento E5, do Boulevard Shopping. Um caminhão estará no local das 9h30 às 16h fazendo o cadastro e recolhimento de materiais recicláveis para a ação.
Para participar, é preciso baixar o aplicativo Vale Luz e se dirigir ao posto de troca munido de carteira de identidade e a conta de energia mais recente, além das latas, garrafas ou outros materiais aceitos, que devem estar separados por tipo, limpos e secos. Os resíduos serão pesados e, a partir daí, será emitido um recibo com o valor total da sua coleta, que será automaticamente creditado na sua próxima conta.
Os produtos levados são contabilizados através da moeda “merrecas”. As latas de alumínio, por exemplo, são divididas de acordo com seu tamanho. Uma latinha de até 328ml vale 0,75 merrecas. Já uma lata de até 471ml vale uma merreca e, acima de 472ml, corresponde a 1,25 merrecas. Cada 78 merrecas é igual a um desconto de R$4,23 na conta de energia ou uma lâmpada led.
A ação faz parte do Projeto de ações sustentáveis do Shopping, o Boulevard Sustentável, que integra no seu calendário o Dia da Eficiência Energética, celebrado no dia 5 de março. No sábado, dia 30, o Boulevard ainda participa da Hora do Planeta, ação mundial de economia de energia elétrica, em que diferentes empreendimentos e pessoas do mundo inteiro desligam as luzes por uma hora. O Boulevard manterá sua fachada apagada, das 20h30 às 21h30, enquanto o estabelecimento funciona normalmente.
Confira a lista de materiais que podem ser doados para o programa Vale Luz:
Papelão, caixas em geral, papel de escritório, jornais, revistas, livros, cadernos (sem espiral e sem capa); sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, garrafas PET, baldes, bacias, mesas plásticas; latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas) e folha de flandres; óleo vegetal, óleo de cozinha (material deve ser entregue filtrado e armazenado em garrafas PET transparente); CPU com placa mãe, notebook, DVD, televisores, monitores, celular, tablet, teclado, mouse, impressoras, rádio, ventilador, copiadoras, etc.
Fonte: Júlia Raquel