Casada com líder de facção paulista, Jasiane Teixeira foi presa em São Paulo e será transferida para a Bahia
A Justiça da Bahia determinou, nesta quarta-feira (26), a prisão preventiva e a transferência para o estado de Jasiane Teixeira, conhecida como “Dona Maria”, apontada como a maior traficante de drogas e armas da Bahia. A decisão foi divulgada pelo Ministério Público baiano (MP-BA), que solicitou a prisão.
Jasiane Teixeira foi presa em São Paulo em janeiro, onde morava atualmente, com R$ 66 mil em espécie, anotações do comércio de drogas e celulares. Ela é investigada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MP-BA, que a denunciou por lavagem de dinheiro.
A mulher é considerada foragida pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), após ser condenada a 14 anos de prisão por homicídio no estado. Além disso, ela é investigada por ordenar práticas ilícitas em Jequié, como roubos, falsidade ideológica e corrupção de menores.
Segundo o Gaeco, “Dona Maria” administrava uma facção criminosa de tráfico de drogas na região de Vitória da Conquista, sendo responsável pela contabilidade da organização e fluxos de caixa. As investigações apontam que ela ocultava os lucros do crime em contas de diversas pessoas, dificultando o rastreamento do dinheiro.
A prisão preventiva foi decretada para garantir a ordem pública e econômica, além de evitar que a acusada interfira na instrução criminal ou fuja da aplicação da lei. A data da transferência de Jasiane Teixeira para a Bahia ainda não foi divulgada.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações do G1