Trata-se do aplicativo da Justiça Eleitoral, que funciona como uma via digital do título de eleitor
Os eleitores brasileiros vão às urnas neste domingo (6) para eleger novos prefeitos e vereadores. E, para ter acesso a alguns serviços, os cidadãos podem utilizar o e-Título. Trata-se do aplicativo da Justiça Eleitoral, que funciona como uma via digital do título de eleitor.
Entre outras funções, a ferramenta permite consultar o local de votação. A recomendação da Justiça Eleitoral é de que o eleitor baixe ou atualize o aplicativo o quanto antes para assim, evitar “filas virtuais”.
Eleições 2024: O que é o e-Título?
O aplicativo da Justiça Eleitoral é utilizado como uma via digital do título de eleitor. A ferramenta foi lançada em 2017 e pode ser baixada nas lojas virtuais dos smartphones. Quem já tem o dispositivo baixado também pode fazer a atualização.
Vale lembrar que a versão com foto do e-Título é para quem já tem o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral. Nesse caso, os eleitores que não contam com a biometria precisam apresentar outro documento com foto na hora de votar.
Eleições 2024: quais os passos após baixar o aplicativo?
Após baixar o aplicativo, o eleitor precisa informar alguns dados, como nome, data de nascimento, título de eleitor ou CPF.
Após esse processo, o aplicativo apresenta uma série de perguntas, com o intuito de reforçar a segurança. Depois, o eleitor cria uma senha de 8 a 70 caracteres alfanuméricos.
Eleições 2024: confira outros serviços disponíveis no e-Título
- Justificativa eleitoral no dia ou após as eleições
- Verificação do histórico de justificativas eleitorais
- Consulta ao local de votação
- Cadastro de mesários voluntários
- Emissão de certidão de quitação e de crimes eleitorais
- Verificação de débitos com a Justiça Eleitoral
- Declaração de trabalhos eleitorais
Além de optar pelo e-Título, os cidadãos também podem conferir o local de votação por meio do site: www.tse.jus.br.
Após acessar o site, o eleitor deve clicar no menu “Serviços eleitorais”, que fica na barra superior da página. Depois, deve acessar a opção “Local de votação/zonas eleitorais” e, em seguida, consultar onde votar. Na sequência, é só preencher os campos com o nome ou o número do título de eleitor ou CPF, a data de nascimento, o nome da mãe e clicar em “Entrar”.
Fonte: Brasil 61