O eleitor que pretende votar utilizando o e-Título, versão digital do título eleitoral, tem até este sábado (26) para baixar o aplicativo. O TSE, Tribunal Superior Eleitoral, esclarece que, neste domingo, dia do 2º Turno das Eleições Municipais 2024, a plataforma ficará indisponível nas lojas virtuais, tanto para atualizações como para download.
A Justiça Eleitoral informa que para se identificar somente pelo e-Título, o perfil do eleitor precisa vir com foto, o que só ocorre mediante cadastramento biométrico prévio. Além do aplicativo e-Título, alguns documentos com foto podem ser usados no dia da eleição. São eles: carteira de identidade; passaporte; certificado de reservista; carteira nacional de habilitação; carteira de trabalho ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei.
A partir de 5 de novembro, o eleitor que ainda não tem a biometria cadastrada poderá se dirigir ao cartório eleitoral responsável pelo seu título para fazer a atualização. Além de ser um documento digital de votação, o e-Título, lançado em 2017, também permite acesso rápido e fácil às informações cadastradas na Justiça Eleitoral. É possível, por exemplo, consultar local de votação, emitir certidões e justificar a ausência no pleito.
Fonte Metro1