O Congresso completa nesta quinta (11) 100 dias de trabalho da nova legislatura. No período, foram criadas quatro omissões parlamentares de inquérito, mas ainda não foram votados projetos essenciais, como o arcabouço fiscal.
Com uma dificuldade de construção de uma base fiel e também de uma articulação política, o governo enfrenta ainda um clima de polarização política que se manifesta no dia a dia da Câmara e do Senado, de acordo com especialistas ouvidos pelo g1.
A criação das CPIs dos Atos Golpistas, das Lojas Americanas, das Apostas Esportivas e a do MST são avaliadas como dispositivos que tiram o foco das votações.
Além disso, as audiências públicas com ministros do governo foram oportunidades em que a oposição aproveitou para criar embates, inclusive, com bate-boca, como foi o caso da audiência com o titular da Justiça, Flávio Dino esta semana no Senado.
Enquanto isso, o arcabouço fiscal – série de regras econômicas que substituem o teto de gastos – e a reforma trabalhista – ainda não foram votados.
Fonte Metro1