O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta de agradecimento ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pela atuação dele e de congressistas contra a sua transferência da Polícia Federal no Paraná para a penitenciária 2 de Tremembé, em São Paulo.
A carta foi entregue a Maia por líderes da oposição nessa 3ª feira (13.ago.2019). No texto, o ex-presidente escreveu: “Com fé no Brasil e a certeza de que ainda vamos reencontrar a Justiça, a prosperidade e a paz, agradeço o gesto de solidariedade”.
Lula ainda afirmou que o pedido de sua transferência é uma “arbitrariedade da Vara de Execuções Penais no processo em que fabricaram minha condenação sem prova de qualquer crime”. Segundo o presidente, a ação dos congressistas foi uma “inequívoca demonstração de defesa das garantias individuais e do Estado Democrático de Direito”.
Ao receber a carta, Maia disse acreditar que a decisão tomada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) de barrar a transferência o ex-presidente foi a mais acertada. “É preciso respeito às nossas leis e a nossa Constituição”, disse.
Além de Maia, a mensagem foi direcionada a outros líderes, como o vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (PRB-SP), representantes de partidos de centro-direita e oposição, e demais deputados e participantes que estiveram em ato para que o STF negasse a transferência de Lula. Eis a carta: