O evento, organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HGCA, ocorreu no auditório da unidade
O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) promoveu, nesta terça-feira, 17 de setembro, um encontro que reuniu diversos profissionais de saúde para debater a segurança do paciente, com foco no tema “Melhorando o diagnóstico para a segurança do paciente”. O evento, organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HGCA, ocorreu no auditório da unidade e faz parte das atividades em celebração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente 2024.
A mesa de abertura contou com a presença de Cristiana Maria Brito França, diretora-geral do HGCA, Dra. Hévia Fagundes, diretora-médica, Tayse Barbosa Moura, diretora de enfermagem, Caio Augusto Pereira, diretor administrativo, Patrícia Oliveira Silva Souza, diretora de gestão de pessoas, e Mara Larissa Vasconcelos, coordenadora do NSP. Em seu discurso, Cristiana França ressaltou a importância de um diagnóstico seguro para garantir um tratamento adequado e elogiou o empenho do hospital em atingir metas de qualidade.
Mara Larissa Vasconcelos, coordenadora do NSP, destacou a relevância do evento, frisando que “o público desse encontro envolve todas as pessoas que participam do processo de segurança do paciente, desde os que prestam cuidados diretos até aqueles que fazem parte do processo clínico, como a equipe que acolhe o paciente, realiza exames e completa o diagnóstico. Discutir a segurança nesse processo é imprescindível para que o tratamento seja feito de forma correta, garantindo o bem-estar e segurança do paciente”.
Durante o evento, foi realizada uma mesa-redonda com o tema “Participação Multiprofissional para um Diagnóstico Seguro”, que contou com palestras de Jaína Maria Moreira Rios, coordenadora da REBRAENSP, que abordou o “Olhar Multidisciplinar para Diagnóstico Seguro”, Bruno Passos Sampaio, coordenador da emergência do HGCA, com o tema “Diagnóstico Médico Seguro”, e Pollyana Pereira Portela, mestre em enfermagem, que tratou do “Diagnóstico de Enfermagem”. Além disso, uma dramatização realizada por estudantes da UEFS, intitulada “Erro Diagnóstico por Fragilidade de Comunicação”, chamou atenção para a importância da comunicação clara e efetiva no ambiente hospitalar.
O encontro reflete o compromisso do HGCA com a segurança do paciente e a busca contínua por aprimorar suas práticas para garantir um atendimento de excelência. O hospital foi recentemente reconhecido com o Selo de Segurança do Paciente, uma certificação que atesta a qualidade dos processos internos voltados para a segurança assistencial.
Selo de Segurança do Paciente
O HGCA foi contemplado com o Selo de Segurança do Paciente 2023, concedido pela Epimed Solutions em parceria com o Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP). Esse selo é atribuído a instituições que seguem rigorosos critérios de notificação, classificação, investigação e tratamento de eventos adversos, de acordo com a RDC 36/2013. O reconhecimento demonstra o compromisso da instituição em promover a cultura de segurança no cuidado ao paciente, garantindo um atendimento mais seguro e eficiente.
Segundo Mara Larissa Vasconcelos, “o Selo de Segurança do Paciente é um reconhecimento importante para o HGCA, pois ele atesta que estamos seguindo práticas adequadas para notificar, tratar e prevenir eventos adversos, garantindo que o paciente receba sempre o melhor cuidado possível. O selo foi concedido pela Epimed, em parceria com o Ministério da Saúde, reconhecendo o trabalho contínuo que realizamos para proteger e cuidar dos nossos pacientes”.
Critérios do Selo de Segurança do Paciente
O selo é concedido a instituições que cumprem os seguintes requisitos:
- Percentual de notificações classificadas como ‘Outra natureza’ menor ou igual a 25%;
- Detecção precoce com tempo médio menor ou igual a 7 dias;
- Investigação precoce com tempo médio menor ou igual a 45 dias.
Esse reconhecimento é renovado anualmente e posiciona o HGCA como uma instituição de referência em segurança do paciente.
FONTE: ASCOM/HGCA