O Ministério da Educação (MEC) deve divulgar nesta quarta-feira (1) os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.
A divulgação já estava prevista no edital para ocorrer em até três dias úteis após as últimas provas, e a data foi confirmada pelo Ministério em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (29).
Os gabaritos vão ser válidos tanto para a versão impressa das provas quanto para a versão digital e poderão ser acessados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O resultado final das provas objetivas e da redação sai apenas em 11 de fevereiro.
Gabarito não permite prever notas
O gabarito não possibilita que o aluno antecipe a nota que tirou no exame, apenas permite que saiba seu número total de acertos.
Isso porque, como a prova é corrigida pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), a nota final não é calculada apenas com base na porcentagem de respostas corretas.
Esse sistema de correção detecta a coerência no desempenho do estudante – ele reconhece o “acerto ao acaso”, ou seja, o “chute”, e atribui uma pontuação menor.
Por isso, no Enem, dois candidatos podem acertar exatamente a mesma quantidade de questões, mas tirar notas bem diferentes.
Um exemplo: se um aluno acertou as 5 questões mais difíceis, mas errou as mais fáceis, provavelmente “chutou” as alternativas. Seu desempenho é considerado incoerente, e a pontuação para cada acerto é reduzida.
Fonte g1