Alunos de baixa renda, inscritos no CadÚnico e bolsistas integrais podem solicitar gratuidade pela Página do Participante
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 já está aberto e segue até o dia 25 de abril. A taxa, no valor de R$ 85, poderá ser dispensada para candidatos que atendam aos critérios definidos pelo Ministério da Educação. A solicitação deve ser feita exclusivamente pela internet, na Página do Participante, acessada com login Gov.br.
O resultado das solicitações será divulgado no dia 12 de maio. Caso o pedido seja negado, ainda será possível recorrer entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sairá no dia 22.
Têm direito à gratuidade os estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas em 2025, além de quem cursou todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e possui renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e participantes do programa Pé-de-Meia também podem solicitar a isenção.
É necessário apresentar documentação que comprove a condição declarada, como histórico escolar, comprovantes de renda ou de participação em programas sociais. Quem faltou ao Enem 2024 mesmo tendo a taxa isenta deverá justificar a ausência com documentos comprobatórios.
Mesmo após a aprovação do pedido de isenção, o candidato deve ficar atento: será necessário realizar a inscrição no Enem 2025 quando o prazo for aberto — ainda sem data divulgada.
Para fazer o pedido, basta acessar enem.inep.gov.br/participante, preencher os dados pessoais e seguir o passo a passo na plataforma. O cadastro é gratuito e pode ser feito em qualquer dispositivo com acesso à internet.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações Brasil 61