Era uma vez uma escola que completou 10 anos com muitas histórias para contar. Assim como em um conto de fadas, a trajetória da Escola Municipal Adenil da Costa Falcão (Bairro Brasília) foi contada com muita magia no espetáculo musical “Era uma vez”. Estudantes, professores e a equipe da unidade escolar se uniram para dar vida a esta história da vida real. O evento aconteceu na quarta-feira (21), no Teatro Margarida Ribeiro.
Além de celebrar o aniversário da escola, a apresentação foi destaque do projeto de leitura desenvolvido na unidade. Diversos gêneros textuais, como poesia, fábula, conto popular e crônica, compuseram os atos do espetáculo.
A diretora da Adenil, a professora Geruza Ferreira, narrou o conto. Com um grande livro, descreveu momentos importantes como a criação da escola, mudanças para outros prédios, eventos, gincanas solidárias, pandemia e diversos desafios pelo caminho. Nas apresentações os estudantes dançaram, encenaram e encantaram a todos.
“Cada aluno no seu tempo, no seu modo, aprendeu como construir a história de uma escola de qualidade através da literatura. Aqui entendemos que precisamos acreditar na vida, nos estudos e no sonho. Assim tudo pode acontecer. E cada conquista é um sonho para nós. Nosso objetivo foi transmitir tudo isso nesta culminância”, afirmou a diretora.
A secretária de Educação, professora Anaci Paim, parabenizou a equipe da unidade escolar pelos 10 anos e destacou os resultados positivos da escola durante este período. Também ressaltou a linda performance dos estudantes com “todos os elementos sincronizados, boas músicas e apresentações lindas”.
“Vejo estudantes felizes e uma equipe totalmente envolvida. Parabenizo a todos que fizeram este espetáculo acontecer, acredito que seguindo estes passos conseguimos tornar a escola pública um local com as melhores referências para nossa cidade”, destacou Anaci.
Luane Rosa Souza, aluna do 2º ano, ficou ansiosa antes de entrar no palco para apresentar o ato sobre as ações sociais promovidas pela unidade, como solicitação de faixa de pedestres e retirada de um lixão próximo a escola – que agora será substituído por uma praça. A programação teve dança, música, simulação dos protestos e textos lindos. Contudo, a estudante contou que a sensação de se apresentar, e dar tudo certo, valeu a pena pelo nervosismo.
A plateia, composta por familiares, amigos e equipe da escola, ficou atenta a cada detalhe. Para Léia Brito, avó de Iasmin Barreto, do 2º ano, foi um momento de emoção. Ela pontuou a qualidade do ensino da unidade e a organização do evento.
“Estou muito feliz. Já me emocionei, chorei, gritei. O colégio está realmente de parabéns. Minha neta aprendeu muito aqui e hoje podemos ver de perto um pouco deste resultado. É um orgulho ter uma escola pública assim de qualidade”, elogiou Léia.