O novo prédio, que vai atender 150 crianças que estão nos anos iniciais do ensino fundamental, recebeu um investimento de 2 milhões de reais.
Na manhã desta sexta-feira (16), foi entregue para a comunidade da Fazenda Olhos d’Água da Formiga, no Distrito de Maria Quitéria, a nova Escola Municipal Antônio Júlio da Silva – anteriormente chamada de Ruy Nunes. O novo prédio, que vai atender 150 crianças que estão nos anos iniciais do ensino fundamental, recebeu um investimento de 2 milhões de reais.
Estiveram presentes na inauguração da Escola Municipal Antônio Júlio da Silva, o prefeito Colbert Martins Filho, acompanhado da secretária de Educação, Anaci Paim, de demais secretários do governo, da comunidade e da imprensa.
O novo prédio escolar foi reconstruído. Seu espaço anterior que era de 279 mil m2, foi ampliado para 600 mil m2. E também modernizado, agora conta com 5 salas de aula com ar-condicionado, salas de multiuso, recursos e de professores, secretaria, diretoria, refeitório, cozinha com despensa, espaço para depósito de materiais de limpeza, DML, área de serviço, sanitários e um espaço de 77 mil m2 dedicados para as aulas de educação física.
Além disso, a escola foi entregue para a comunidade equipada com câmeras e alarmes de segurança, proporcionando mais tranquilidade para os pais e funcionários.
Os estudantes matriculados na unidade receberam kits com fardamento, material escolar e chromebooks. O prefeito também entregou um quebra-cabeça lúdico que será usado durante as aulas para ajudar a contar a história de Feira de Santana para os pequenos.
Segundo o prefeito Colbert Martins Filho, todo o investimento que foi realizado na modernização desta escola tem um objetivo: oferecer a mesma qualidade e estrutura de ensino das escolas da zona urbana também para as escolas da zona rural.
“Hoje nós entregamos uma escola com 5 salas, com computadores conectados à internet, com ar-condicionado instalado em todos os ambientes. O nosso objetivo é dar acesso às mesmas condições de quem mora aqui na Formiga, em Maria Quitéria, daqueles que residem na zona urbana. Todos têm direito a ter acesso a um ensino de qualidade”, destaca o prefeito.
A secretária de educação, Anaci Paim, agradeceu à família Silva pela doação do terreno, e também ao prefeito Colbert Filho que autorizou a obra no local. A escola agora conta com todos os ambientes necessários, como refeitório, cozinha, biblioteca e salas de aula confortáveis para oferecer um ensino de qualidade para os pequenos estudantes – sem distinção com as escolas da sede.
O novo prédio vai acolher de forma temporária os alunos da Escola Municipal Manoel Nascimento, que está passando por adequações.
“Essa reforma feita aqui não foi uma simples reforma, foi uma reconstrução total, porque nós tivemos que começar efetivamente do terreno, do chão. E hoje, aqui tem tudo o que tem numa escola da sede. Agora tem refeitório, uma cozinha boa, ampla e com despensa, um espaço para cantina, sanitário moderno, tudo em granito, piso de alta resistência, salas de aulas confortáveis, todos os ambientes organizados, biblioteca e setor administrativo. Nós estamos recepcionando os alunos da Escola Manoel Nascimento, que vão ficar aqui até finalizarmos as interferências que nós precisamos fazer para melhorar também aquele prédio”, pontua a secretária Anaci.
A professora Maria das Graças Silva Faria, filha de Antônio Júlio da Silva, agradece pela obra realizada na escola, que beneficiará as crianças que moram no entorno.
“Meu pai (Antônio) era analfabeto, mas reconhecia a importância da educação. Ele era um homem simples, mas venceu na vida. O sonho do meu pai era ver as crianças que moravam aqui serem alfabetizadas sem precisar sair da comunidade. Hoje eu sou professora com muito orgulho. Fiz estágio nesta escola ao longo de 4 anos. Eu acredito que através da educação nós podemos conquistar muitas coisas na vida”, agradece.
Na Escola Municipal Antônio Júlio da Silva estão matriculados alunos com necessidades especiais. O prefeito Colbert Filho assegura que a escola prestará toda a assistência para que essas crianças tenham as mesmas condições para aprender e se desenvolver como as demais. O novo ambiente escolar foi adaptado para recebê-las.
Fonte: Secom Feira de Santana