Duas escolas públicas brasileiras estão entre as vencedoras do prêmio internacional Melhores Escolas do Mundo 2023. Uma delas é a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (MTI) Joaquim Bastos Gonçalves, de Carnaubal, no Ceará. A escola recebeu o prêmio na categoria Apoiando Vidas Saudáveis, por ter implementado um projeto para ajudar os alunos com ansiedade após o fim do isolamento social gerado pela pandemia de covid-19.
Na escola houve registro de estudantes com diagnosticados com problemas emocionais graves, incluindo automutilação. O projeto permitiu a identificação desses casos e a assistência psicológica. Os pais também foram envolvidos na iniciativa e em 18 meses o número de atendidos pelo projeto caiu 67%. Os beneficiados relatam melhoras na autoestima e no bem-estar. Agora, como reconhecimento, a escola receberá um prêmio de US$ 50 mil.
A outra instituição vencedora é a Escola Municipal Edson Pisani, que fica em uma das maiores favelas de Belo Horizonte, e que foi finalista na categoria Escolha da Comunidade pelas ações voltadas para a defesa dos direitos dos alunos e pela mobilização da comunidade escolar e da vizinhança, com o objetivo de promover melhorias na região. Entre outros resultados do projeto Vila Viva está, por exemplo, a criação de uma nova linha de ônibus para atender à comunidade.
A Escola Municipal Edson Pisani passará a integrar o programa Escola Melhor para Trabalhar, da T4 Education, que dá suporte para que a instituição consiga atrair e reter bons professores.
O prêmio Melhores Escolas do Mundo foi criado no ano passado, e as inscrições para a edição 2024 já estão abertas. As instituições interessadas podem apresentar a candidatura até 23 de fevereiro do ano que vem pelo site da organização.
*Com informações da Agência Brasil