A Esplanada dos Ministérios vai estar interditada a partir do dia 30 de dezembro para a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro. É o que explicou o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen.
“Nós vamos interditar a Esplanada dos Ministérios à zero hora (meia noite) do dia 30, e ela passará a ser ocupada pela estrutura de segurança, para que nós possamos assegurar a todos que venham a essa festa, todas as condições essenciais e necessárias para que tudo transcorra como nós esperamos e temos certeza que vai transcorrer.”
No dia 1º de janeiro, a segurança vai estar bem reforçada. O acesso de pedestres vai ser feito exclusivamente pela Rodoviária, na região central de Brasília. Além disso, terá quatro pontos de revista pessoal.
De acordo com o Palácio do Planalto, não poderão ser levados para a Esplanada dos Ministérios armas de fogo, objetos cortantes, drones, produtos inflamáveis, fogos de artifício, apontadores laser, sprays, garrafas, bebidas alcoólicas, guarda-chuva, animais, bolsas e mochilas, máscaras e carrinhos de bebê.
A Esplanada vai contar com postos médicos, pontos de água, banheiros e telões. Já os vendedores ambulantes vão ser proibidos de acessarem o local.
O Palácio do Planalto estima que a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, no dia 1º de janeiro, vai ter entre 250 mil e 500 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios.
Reportagem, Cintia Moreira