Um dos mais modernos equipamentos públicos do município foi inaugurado na tarde desta sexta-feira, 17, no bairro Gabriela. O Estação Cidadania, construído no Loteamento Vila Maria Angélica, foi entregue à comunidade pelo prefeito Colbert Filho com a presença do ministro da Cidadania, João Roma.
“Inauguramos um espaço moderno, integrando a cultura e o esporte, totalmente adaptado para pessoas com deficiência, o que vai possibilitar a milhares de jovens a desenvolverem seus talentos, superando suas marcas e dando orgulho ao Brasil”, afirmou o ministro.
O Estação Cidadania é resultado de convênio entre a Prefeitura de Feira e o Ministério da Cidadania, com financiamento da Caixa Econômica Federal, no valor de mais de R$ 3 milhões.
O equipamento congrega num mesmo local, atividades e práticas voltadas à iniciação esportiva. É um importante incentivo a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. E mais que isso: é um equipamento de inclusão. Os espaços são adaptados para pessoas com necessidades especiais, inclusive dispõe de plataforma elevatória (elevador).
“É um espaço para a formação de atletas. Daqui sairão jovens talentos, pessoas que poderão participar de olimpíadas”, ponderou o prefeito Colbert Filho destacando que o equipamento atenderá não apenas moradores do entorno, mas estudantes de escolas públicas.
Além disso, é dotado de quadra poliesportiva coberta, com equipamentos para vôlei, basquete, handebol e futsal, arquibancada, academia, sala de primeiros socorros, vestiários e salas de professores e técnicos. Na área externa dispõe ainda de quadra poliesportiva, bem como mesas para jogos de dominó e dama.
ACESSIBILIDADE
Cadeirante e atleta de basquete da Associação de Deficiente Físico da Bahia, José Carmelito Pereira, 47 anos, considerou “excepcional” o espaço.
“Ganhamos um local adequado e adaptado às nossas limitações. Em Feira não há outro espaço que se compare a esse em termos de estrutura. Ficou muito bom”, afirmou o cadeirante, que é mais conhecido como JC.
“Feira ganha um grande equipamento que dará a oportunidade para crianças e jovens à iniciação esportiva, sobretudo em uma região de vulnerabilidade social”, destacou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Filho.
Fonte: Secom Feira de Santana