A homenagem a Santa Bárbara começou cedo com missa dedicada à ela na Paróquia Senhor dos Passos nesta quarta-feira (4). Considerada pelos fiéis a padroeira dos bombeiros e dos feirantes, a santa – que no sincretismo religioso é associada a Iansã – teve uma vida marcada pela coragem e ousadia.
Atraindo os fiéis que foram reforçar a sua devoção e agradecer por graças alcançadas, a missa teve presença do prefeito Colbert Martins Filho, do secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro e do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Fanael Ribeiro.
O prefeito Colbert Martins Filho iniciou o dia expressando alegria, fé e tranquilidade, ressaltando a importância de Santa Bárbara como exemplo para todos.
“Santa Bárbara foi uma pessoa que compartilhava da mesma fé que nós, e o Centro de Abastecimento carrega essa tradição de homenagea-la há mais de 50 anos. Existe um sincretismo religioso, onde aqueles que seguem a matriz africana também prestam homenagem à Santa Bárbara e ao nosso Deus. Hoje, começamos o dia agradecendo a ela e a Deus, pedindo proteção para nossa cidade e para o Centro de Abastecimento, que é uma grande família presente todos os dias”.
Entre as devotas, a aniversariante Bárbara Ferreira, completando 50 anos no Dia de Santa Bárbara, diz que participa das comemorações desde sua infância.
“Hoje o dia é repleto de comemoração e agradecimentos. Comecei o dia agradecendo a Santa Bárbara pelos milagres e por mais um ano de vida que estou celebrando hoje. Não tem jeito melhor de começar o meu dia a não ser agradecendo e pedindo a ela intercessão para nós. Minha mãe me criou nesta devoção e fé desde quando eu era criança”, relata.
Aos 89 anos, Maria Feliciana, também não deixa de celebrar a data. “Todo ano eu participo das celebrações em comemoração à minha santa Bárbara onde sou devota desde criança. É inegociável esse momento e celebração para mim no dia de hoje porque ela me concede bençãos e milagres e tudo que acontece na minha vida é graças a Deus e a ela”, considera a dovota.
O secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro, comentou sobre a celebração em homenagem a Santa Bárbara, destacando os preparativos do entreposto comercial e do Restaurante Popular.
“Organizamos uma programação que começa com a missa, seguida por uma procissão até o Centro de Abastecimento, onde serão distribuídos cerca de 2 mil pratos do tradicional caruru no Restaurante Popular. Além disso, teremos um samba de roda com o grupo Sambadores do Nordeste. É uma grande satisfação poder participar de mais um ano de celebração”, citou.
Fonte Secom/PMFS