O cenário de manchas escuras entre a vegetação seca é evidência clara de incêndios recentes, uma situação lamentavelmente comum em períodos quentes e de estiagem. Infelizmente, a principal causa desses incêndios na Região Santana é a ação humana. Muitos desses eventos são provocados deliberadamente, seja pelo proprietário da área ou por outras pessoas, com o intuito de limpar o terreno e afastar animais venenosos, como cobras e escorpiões.
Entretanto, essas ações irresponsáveis têm gerado consideráveis transtornos à sociedade. Nos últimos dias, dois incêndios foram registrados na zona urbana de Feira de Santana, um na Avenida Noide Cerqueira e outro na Presidente Dutra. Inicialmente iniciados na vegetação, esses incidentes resultaram em prejuízos significativos para os proprietários afetados.
É importante ressaltar que colocar fogo na vegetação configura crime. Além dos danos à comunidade, essa prática pode acarretar sérias consequências legais para os responsáveis. Quando ocorrem queimadas, a primeira providência é solicitar imediatamente o apoio do Corpo de Bombeiros Militares de Feira de Santana e comunicar a ocorrência à secretaria competente. Dessa forma, as devidas providências serão tomadas para conter o fogo e investigar as circunstâncias do incidente.
A conscientização e a responsabilidade de cada cidadão são fundamentais para preservar o ambiente e evitar prejuízos à comunidade.
Redação com informações da Secom/PMFS