A Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite segue intensificada nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Feira de Santana. A vacina é fundamental para manter a erradicação da paralisia infantil, prevenindo o retorno desta doença.
A poliomielite é uma doença altamente contagiosa que pode causar paralisia permanente, principalmente em crianças. Em casos mais graves, pode levar a deformidades, atrofia muscular e paralisia dos membros inferiores e dos músculos faciais.
De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 41.474 crianças de até cinco anos estão aptas a receber a vacina. No entanto, apenas 20.800 foram imunizadas até o momento, representando uma cobertura vacinal de aproximadamente 50%, muito abaixo da meta estabelecida de 95%. A secretária de Saúde, Cristiane Campos, alerta sobre a importância da vacinação.
“A poliomielite já causou muitos danos no passado. A vacina é a nossa principal defesa para manter a paralisia longe das nossas crianças. É fundamental que todos os pais e responsáveis façam a sua parte, levando seus filhos para vacinar. Não podemos correr o risco de ver essa doença ressurgir”, alertou Cristiane Campos.
A vacina contra a poliomielite é destinada a crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O imunizante está disponível em todas as USFs e UBSs, de segunda a sexta-feira. Para facilitar o acesso, às unidades vinculadas ao programa “Saúde na Hora” oferecem atendimento ampliado das 8h às 20h30, permitindo que a população se vacine também no período noturno.
Para garantir a vacinação, os pais ou responsáveis devem apresentar um documento de identidade, o cartão SUS e a caderneta de vacinação da criança.
Fonte Secom/PMFS